TÍTULO:

Efeitos subjetivos da inclusão de usuários de saúde mental no trabalho

 

AUTORES:

Doris Diogo, Josineide dos Santos, Luciana de Freitas, Regina Pinto, Ricardo Catalão, Tatiana da Silva, Teresa da Costa, Vera Pazos

 

RESUMO:

Este trabalho apresenta a experiência de usuários e psicólogos do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, no processo de inclusão no mercado formal de trabalho. Comenta a estratégia PISTRAB, inspirada na metodologia do emprego apoiado.

TÍTULO:

Estratégia PISTRAB: Novos rumos na inclusão social em saúde mental e trabalho. A psicologia promovendo direitos humanos.

 

AUTORES:

Autoras: Doris Rangel Diogoe Vera Davet Pazos

Co-autores: Daniela Silva, Erinia Mª U. de C. Belchior, Juliana G. F. Gomes, Pollyanna Ferrari, Regina Marcondes e Teresa da Costa

 

RESUMO:

Este artigo aborda a implantação do Projeto de Inclusão Social pelo Trabalho de Usuários de Saúde Mental (PISTRAB) destacando como essa experiência ocorreu, inicialmente, nos polos Centro, Sul e Oeste do Rio de Janeiro, pode promover cidadania e laço social. Escrito em 2015, este artigo participou naquele ano do concurso Prêmio Maria Beatriz Sá Leitão em Psicologia e Direitos Humanos, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.